Início > Pense Nisso!, Período 5º > Setor aéreo brasileiro dividido

Setor aéreo brasileiro dividido

É angustiante testemunhar a falha do Estado em uma atribuição considerada básica. Devido aos prazos de construção da Copa de 2014, o governou se viu obrigado a conceder à iniciativa privada a construção de novos aeroportos e a gestão de vários outros já existentes: Guarulhos e Viracopos(SP), Galeão(RJ) e Confins(MG).

Apesar da forte importância econômica, o setor aéreo tem na segurança interna o maior peso para atribuir o setor ao controle estatal. Não é por acaso que todos os maiores aeroportos do mundo, excluindo Londres e Cingapura, são estatais.

Cada aeroporto será controlado em 51% pela iniciativa privada e 49% ainda pela Infraero, dando a esta certo controle, porém sempre submetido ao interesse econômico das empresas.

O pior de tudo é que justamente este interesse econômico das empresas, o lucro, é que fez o governo ceder os principais aeroportos: apenas eles apresentam possibilidade de lucro, tornando-os interessantes ao setor privado. Os de menor tráfego não conseguem atingir esta meta e, portanto, ficarão ainda sob controle estatal.

O governo falhou onde a iniciativa privada tem bastante interesse. Alguns setores de infra-estrutura em particular, como fornecimento de água e energia, não é de interesse para a sociedade em geral pois a concorrência e conseqüente divisão do mercado iria gerar altos custos seguidos de altos preços ao consumidor, por isso temos o monopólio estatal nestes alguns setores. Ao contrário, o setor aéreo possui grande possibilidade de lucro e, por isto, o governo deveria ter sido mais atento à sua atuação nele pois, a partir de qualquer vacilo, a sociedade passa a ter interesse no controle privado, devido à teórica maior eficiência.

Fontes: (não achei nenhum outro site reportando a notícia)

O Desmonte da Infraero 03/06/2011
Governo anuncia concessão de aeroportos à iniciativa privada 31/05/2011

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: