Início > Pense Nisso!, Período 5º > Água Nessa Semana e No Século

Água Nessa Semana e No Século

26 de Março de 2011 Deixe um comentário Go to comments

Dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. Infelizmente, o que é falado neste dia é a necessidade de conservação e uso eficiente deste recurso vital para a vida.

Segundo estudos, até 2050, 3/4 da população mundial sofrerá de alguma forma devido à falta de água. O Brasil é privilegiado neste ponto: temos 12% da água doce de superfície e 30% subterrânea do mundo! A boa ( ou má, você escolhe!) notícia é que o parque industrial brasileiro está localizado longe da região Norte, de maior  concentração de água. Por isto, é importante que a partir de agora, todo o empreendimento adotado nesta área possua característica sustentável e, para tanto, será necessário empregos que gerem alta renda pois, atualmente, nesta região a maioria dos meios de trabalho são de baixa tecnologia, deixando margem para a poluição e uso ineficiente dos recursos hídricos. Ou seja, planejamento e aplicação para o longo prazo eficiente.

Como sabemos, no futuro, a água vai se tornar um dos recursos mais importantes globalmente, pois hoje em alguns lugares ela já é relativamente mais cara que o petróleo bruto. A água irá começar a aumentar sua reprensatividade nos custos totais de uma empresa, não só por seu custo em si mas também por toda a legislação -e punição- que começará a entrar em vigor sobre a utilização da água. Ela será um insumo de grande peso no meio empresarial e, por isto, é provável que haja uma tendência de deslocamento do setor industrial para áreas com grande poder hídrico, visando minimizar tal custo.

Como grande parte dos custos, a eficiência no uso hídrico irá tornar-se um meio de competitividade entre as empresas. Aquela que utilizar menos água para produzir o mesmo produto, irá sair na frente no mercado. Por exemplo, o Brasil “deverá atrair a atenção internacional, nos próximos anos, por ser um grande exportador de itens que precisam de muita água para serem elaborados, como as commodities agrícolas”. Na verdade, 95% do consumo de água brasileiro é feito de forma indireta, ou seja, foi utilizado na produção dos produtos que compramos; apenas 5% é consumido diretamente, na forma bruta.

Hoje, o Brasil é o maior consumidor e utilizador de agrotóxicos do mundo: contaminação por estes produtos está em 4º lugar na saúde brasileira. Felizmente, uma universidade brasileira (UnB) desenvolveu uma pesquisa que resultou no desenvolvimento de um método que reduz em até 43% a contaminação de água por pesticidas, já é um grande avanço na sustentabilidade, e esta é a tendência daqui para frente: quanto maior for a importância econômica da água, maior será o investimento em como reduzir seu custo: infelizmente, o dinheiro -também- faz o mundo girar.

Como exemplo disto, temos no Brasil a gigante Ambev que, como produtora de bebidas frias, tem como a água um de seus principais insumos e, portanto, faz parte de um dos setores mais sensíveis ao preço da água em relação a outros setores que pouco a utilizam. Esta empresa lançou uma campanha, em parceria com a Sabesp(concessionária de água de SP), que consiste basicamente em: ao reduzir o consumo de água, a família ganha pontos para gastar em sites como Submarino e Americanas. É um ganho extensivo:  ganha o indivíduo por reduzir a conta de água e aumentar o consumo de outros produtos, ganha a sociedade por reduzir e conscientizar o consumo de água e apimentar o consumo de outros bens e ganha a Ambev por reduzir seu gasto com esta campanha graças à parceria e ganha principalmente por reduzir o consumo de água em geral, que acabará diminuindo a crise de água no médio e longo prazo, período de tempo que empresas de grande porte como a Ambev estão preocupadas.

Desliguem a torneira ao escovar os dentes!

Fontes:

Água determinará local das empresas no futuro, diz professor (22/03/2011)
Uso racional da água pode trazer vantagem competitiva (22/03/2011)
UnB desenvolve fórmula que reduz 43% risco de contaminação da água por pesticida (22/03/2011)
AmBev lança plano de fidelidade por economia de água (22/03/2011)
Os perigos dos agrotóxicos no Brasil (25/03/2011)

Compartilhe este post: Share on Facebook Like this on Facebook

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: