Início > Pense Nisso!, Período 3º > Estacionamento gratuito para idosos: bom ou ruim?

Estacionamento gratuito para idosos: bom ou ruim?

12 de Janeiro de 2010 Deixe um comentário Go to comments

Farei uma breve análise econômica da seguinte notícia local: “Em Jaboatão dos Guararapes, no dia 17 de dezembro, entrou em vigor a lei n° 357/ 2009, que garante o estacionamento gratuito para idosos com idade igual ou acima de 60 anos.” – Folha de Pernambuco.

A justificativa dos legisladores é nobre: “além de beneficiar os idosos, esta lei é um incentivo para os mesmos irem às compras com mais frequência, fazendo que o estabelecimento lucre ainda mais”. Ingênuos ou satíricos. Se a gratuidade do estacionamento de fato aumentasse o lucro,  os empresários dos estabelecimentos  teriam notado isso bem antes que os legisladores, tendo efetuado a gratuidade há muito tempo, nao é mesmo?

O custo de manutenção do estacionamento é relativamente baixo: segurança, pavimentação, catracas, etc. Mas o maior custo em manter um estacionamento é o de oportunidade: no lugar poderia haver novas lojas, alugado para eventos ou até vendido.

Os estabelecimentos, principalmente o Shopping Guararapes, não irá arcar este novo custo sozinho. Das duas, uma: (1) o shopping irá repassar o custo na taxa de estacionamento daqueles com menos de 60 anos ou (2) o preço do estacionamento continuará o mesmo mas o shopping aumentará o aluguel das lojas, que repassará o aumento para os preços de seus produtos e serviços.

No final das contas, o consumidor final(inclusive o idoso e o legislador) irá pagar mais para usar o mesmo estacionamento e para comprar os mesmos produtos que antes, isso sem que o Governo ganhe nenhum trocado, já que não é imposto. Vendo esses eventos dá vontade de ser radical do liberalismo econômico, mas não vivemos sem os gênios políticos, não é? Ah, feliz 2010!

  1. 19 de Janeiro de 2010 às 3:04 AM

    Olá Vitor,

    conheci o teu site através do blog do prof. Mauro, e gostaria de saber como contribuir para o blog.

    att.

    Flávio.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: