Início > Pense Nisso!, Período 3º > Estacionamento gratuito para idosos: bom ou ruim?

Estacionamento gratuito para idosos: bom ou ruim?

12 de Janeiro de 2010 Deixe um comentário Go to comments

Farei uma breve análise econômica da seguinte notícia local: “Em Jaboatão dos Guararapes, no dia 17 de dezembro, entrou em vigor a lei n° 357/ 2009, que garante o estacionamento gratuito para idosos com idade igual ou acima de 60 anos.” – Folha de Pernambuco.

A justificativa dos legisladores é nobre: “além de beneficiar os idosos, esta lei é um incentivo para os mesmos irem às compras com mais frequência, fazendo que o estabelecimento lucre ainda mais”. Ingênuos ou satíricos. Se a gratuidade do estacionamento de fato aumentasse o lucro,  os empresários dos estabelecimentos  teriam notado isso bem antes que os legisladores, tendo efetuado a gratuidade há muito tempo, nao é mesmo?

O custo de manutenção do estacionamento é relativamente baixo: segurança, pavimentação, catracas, etc. Mas o maior custo em manter um estacionamento é o de oportunidade: no lugar poderia haver novas lojas, alugado para eventos ou até vendido.

Os estabelecimentos, principalmente o Shopping Guararapes, não irá arcar este novo custo sozinho. Das duas, uma: (1) o shopping irá repassar o custo na taxa de estacionamento daqueles com menos de 60 anos ou (2) o preço do estacionamento continuará o mesmo mas o shopping aumentará o aluguel das lojas, que repassará o aumento para os preços de seus produtos e serviços.

No final das contas, o consumidor final(inclusive o idoso e o legislador) irá pagar mais para usar o mesmo estacionamento e para comprar os mesmos produtos que antes, isso sem que o Governo ganhe nenhum trocado, já que não é imposto. Vendo esses eventos dá vontade de ser radical do liberalismo econômico, mas não vivemos sem os gênios políticos, não é? Ah, feliz 2010!

Anúncios
  1. 19 de Janeiro de 2010 às 3:04 AM

    Olá Vitor,

    conheci o teu site através do blog do prof. Mauro, e gostaria de saber como contribuir para o blog.

    att.

    Flávio.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: