Início > Pense Nisso!, Período 2º > Economics Stand-Up: Princípio #5

Economics Stand-Up: Princípio #5

9 de Novembro de 2009 Deixe um comentário Go to comments

Fala pessoal. Esqueci no último domingo de postar, só lembrei agora. Achei esta interpretação a melhor de todas por enquanto. Lá vai:

Princípio #5: O comércio pode deixar todos em melhor situação.
Interpretação:
O comércio pode deixar todos em pior situação.
Por Yoram Bauman – tradução minieconomista.tk

blog

O leitor pode estar perguntando, a interpretação do quinto princípio não é exatamente o oposto do princípio em si? Claro que não. Para ver o porquê, note que “comércio pode deixar todos em melhor situação” é óbvio: se eu tiver uma barra de chocolate e querer M&Ms e você tem M&Ms e deseja uma barra de chocolate, podemos comercializar e vamos ambos estar em melhor situação. Mankiw está tentando ir mais fundo? Na verdade, eu acredito que ele está. Para entender, compare as seguintes frases:

  • A: O comércio pode deixar todos em melhor situação.
  • B: O comércio irá deixar todos em melhor situação.

A frase B é claramente superior a frase A. Por que, então, Mankiw usou a frase A? Só pode ser porque a frase B é falsa. Ao dizer que o comércio pode deixar todos em melhor situação, Mankiw está transmitindo uma das sutilezas da economia: o comércio também pode não deixar todos em melhor situação. É um pequeno salto daqui para a minha tradução “O comércio pode deixar todos em pior situação.” (Um exemplo numérico pode ser encontrado na nota explicativa abaixo). A sutileza evidente no Princípio # 5 é ainda mais visível nos próximos dois princípios.

Nota Explicativa: Muitos não-economistas (e alguns economistas) ficam intimidados por exemplos numéricos. Para tornar mais fácil para as pessoas reconhecer que o que se segue é um exemplo numérico, está formatado em letras em itálico.

Considere uma pequena cidade com três famílias. Acontece que Família A precisa de um bem X, Família B precisa de um bem Y e Família C precisa de um bem Z. Cada família dá o valor de $ 200 para suas necessidades. A fortura parece estar sorrindo para esta cidade pois  acontece que Família A possui o bem Y, Família B possui o bem Z e Família C possui o bem X. Resumindo:

tabela

Estes bens estão guardados em suas respectivas garagens, cada família tem nenhuma utilidade para estes bens, e, portanto, atribuem os valores dos seus bens em $ 0. A situação parece próspera para ganhos do comércio: Família A podia comprar o bem X de Família C por $ 100, Família B poderia comprar o bem Y da Família A por $ 100,e a Família C poderia comprar o bem Z da Família B por $ 100. Cada família estaria $ 200 em melhor situação.

Infelizmente, a vida desta pequena cidade não é tão simples pois ela está localizada em um vale, que é suscetível a graves problemas de poluição do ar. Os bens X, Y e Z emitem grandes quantidades de poluentes do ar e ,na verdade, o uso de cada um deles poluirá tanto o ar que as contas do hospital (para a asma, etc) irá aumentar em $ 80 para cada família. Os três bens, portanto, aumentarão as contas de cada família em $ 240.

Dois resultados aparecem. Primeiro, o comércio ainda acontece. Por exemplo, Família A e C estarão US $ 100 – $ 80 = $ 20 em melhor situação se a Família C vender o bem X para a Família A por $ 100. Em segundo lugar, as três trocas juntas acarreterá em pior situação para todos: cada família ganha $ 200 comprando e vendendo, mas perde $ 240 em contas do hospital, com uma perda líquida de $ 40.

Princípio #4: Pessoas respondem a incentivos.



  1. Ainda sem comentários.
  1. 17 de Setembro de 2010 às 3:16 PM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: