Início > Pense Nisso!, Período 2º > Quanto custa um sentimento?

Quanto custa um sentimento?

22 de Outubro de 2009 Deixe um comentário Go to comments

Não sei porquê, mas quando estava na cama tentando dormir eu lembrei de uma aula de uma ex-professora minha, então não consegui conter minha vontade de escrever agora, às 3:12 da manhã. Fervorosa, a ex-professora comentou que um amigo possuía duas pretendentes à namorada e então pegou um quadro para somar as qualidades e subtrair os defeitos de cada uma, atribuindo valores numéricos a cada aspecto negativo ou positivo. Racionalmente, aquela que obtivesse a maior pontuação final seria a escolhida. Segundo a Teoria Racional da Escolha, estudada em quase todas as áreas acadêmicas, nós fazemos esta escolha de maneira natural e inconsciente. Mas o foco deste post é que o amigo da minha ex-professora atribuiu valores numéricos à características subjetivas como, por exemplo, carisma e simpatia. Com a carga de moralismo e ética, minha ex-professora passou 15 minutos contestando a atitude do amigo, mas não estou aqui para julgar ninguém.

De maneira oposta, um fato recente entrou para esta história. Eu fui a uma boate mas esqueci de levar dinheiro e não possuía suficiente na hora de pagar. Porém o gerente permitiu que eu deixasse um pertence meu como forma de garantia até que eu voltasse para finalizar o devido pagamento. Prontamente o gerente ofereceu que eu deixasse a minha corrente que custou cerca de 3 reais, porém eu deixei o meu celular que custou uns 350 reais. Apesar desta discrepância, mal sabe o gerente que, somados os valores econômicos e sentimentais, a corrente vale bem mais para mim por motivos pessoais que o celular: atribuí valor sentimental a algo genuinamente de valor econômico, processo inverso do amigo da minha ex-professora.

Este relato serviu para eu refletir um pouco sobre a doação de sangue. Que tal um mercado de sangue? Esta questão já foi debatida anteriormente pelos economistas “nobéis” Kenneth Arrow e Robert Solow e re-discutida no livro Frekonomics. A seguinte conclusão foi obtida: se houvesse  a venda de sangue em vez da doação, é logico que o volume vendido seria… MENOR que o doado! Isso mesmo. Aparentemente, a soma do valor sentimental X com o valor econômico Zero para a doação deve ser maior que o valor sentimental Zero e valor econômico Y.Para (tentar) simplificar:

| Tabela |  Valor Econômico   |   Valor Sentimental |
| Doação |        Zero        |           X         |
| Venda  |         Y          |      Zero ou pouco  |  
Para a maioria das pessoas, X+0>Y+0 ou pouco.

É claro que isto é um cálculo individual, onde cada pessoa possui valores próprios para X e Y e, através desta relação, determinam o que é mais lucrativo: doar ou vender. Contudo, segundo o estudo dos economistas, quantidade de pessoas deixariam de doar seria maior do que aquelas que entrariam no mercado como ofertantes de sangue. No final das contas a minha ex-professora tinha certa razão. É muito difícil atribuir um valor econômico preciso à algum valor sentimental, e vice-versa. É por isto que termino o post com a reflexão que fiz uma avaliação prematura no post “Vende-se um Rim“, quando defendi veementemente a criação de um mercado de doação de rins. Não que eu esteja errado, mas simplesmente ainda não é possível determinar a viabilidade de tal ato, até porque existem mercados já estabelecidos como o de “doação” de esperma. Todo esta gladiação de moralidade teria sido evitada, facilitando a vida do amigo da minha ex-professora se no início de tudo a nossa sociedade não fosse oficialmente monogâmica… O que já dá outra discussão de moralidade, argh!

Valor Sentimental

Valor Econômico

Doação

X

0

Venda

0

Y

  1. Ivo
    22 de Outubro de 2009 às 1:04 PM

    tais escrevendo cada vez melhor.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

