Início > Bombou!, Pense Nisso!, Período 2º > Freakonomics 2.0

Freakonomics 2.0

20 de Outubro de 2009 Deixe um comentário Go to comments

Fala galera. Hoje foi lançado nos EUA a segunda versão do livro mais famoso de Economia da história, o Superfreakonomics, sucessão do Freakonomics. Depois de ser traduzido para 35 idiomas e ter vendido mais de 4 milhões de cópias, o Freakonomics deu outro parâmetro aos livros de economia nunca antes alcançado.

Um novo gênero de livros foi criado: análise e explicação econômica em situações aparentemente sem ligação. Tal gênero já foi -copiado- por alguns autores brasileiros, como nos livros Sexo, Drogas e Economia e o Sob a Lupa do Economista, os quais pretendo ler assim que tiver tempo e dinheiro, pois abordam questões bem interessantes do nosso país, enquanto o Freakonomics é focado no contexto dos EUA, abordando questões como:

  1. Professores vs. Lutadores de Sumô
  2. Por que os traficantes moram com as mães?
  3. e o mais intrigante: Legalização do Aborto vs. Redução da Criminalidade

O interessante do livro é que os autores, além de discutir assuntos inesperados, normalmente mostram que o senso comum normalmente está errado. Através da análise de extensos dados, eles constataram que a redução do crime na década de 1990 nos EUA não fora ocasionado por questões defendidas pelo senso comum, como redução de armas disponíveis e mais policiais mas sim, em grande parte, como um efeito da legalização do aborto na década de 1970.

Agora na segunda versão, o economista Steven Levitt e o jornalista Stephen Dubner debatem sobre, por exemplo:

  1. O que é mais perigoso: andar ou dirigir bêbado?
  2. Por que os homens-bomba deveriam ter seguro de vida?
  3. Por que os indianos não usam camisinha?

A pré-venda do livro em português está custando 54 no Submarino. A primeira versão eu comprei em inglês por apenas 18 reais, pois em português estava 44 reais, um absurdo. O jeito é esperar o preço baixar ou sair a versão em inglês nas lojas brasileiras, que além de mais barato também deve ser até melhor que a versão em português(traduções normalmente não são fiéis). No aguardo!

Edit(20/10): Na Livraria Cultura a versão em inglês está custando 34,99 reais (clique), vou esperar baixar até uns 20~25.
Edit(21/10): Saiu uma matéria MUITO boa sobre o novo livro, inclusive com palinhas dos estudos e conclusões . Veja no Portal Exame.

  1. 28 de Abril de 2013 às 2:31 PM

    Só um adendo em relação a passagem “tal gênero já foi -copiado- por alguns autores brasileiros, como nos livros Sexo, Drogas e Economia”: Sexo, Drogas e Economia não é de um autor brasileiro e sim de uma economista inglesa, Diane Coyle.

  2. Roberta
    20 de Outubro de 2009 às 5:22 PM

    Poxa, é muito legal te ver falando de livros… principalmente em inglês! Você os compra na amazon? Tou começando a comprar os usados (Henrique comprou uns usados novinhos por um preço bem baixo… 2 dolares… impressionante!!)
    Você gostou dos que comprou na submarino? Eu já tou terminando de ler um deles, hehe. bjsss

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: