Início > Pense Nisso!, Período 2º > Economics Stand-Up: Princípio #2

Economics Stand-Up: Princípio #2

18 de Outubro de 2009 Deixe um comentário Go to comments

Continuando a série dos 10 princípios da economia de Mankiw interpretados por Yoram Bauman.

Princípio #2: O custo de algo é aquilo de que você desiste para obtê-la.
Interpretação: Escolhas são muito ruins!
Por Yoram Bauman – tradução minieconomista.tk

Para continuar a compreensão do leitor do porquê as escolhas serem ruins – muito ruins – vamos voltar ao nosso exemplo anterior, em que alguém lhe oferece uma escolha entre uma barra de chocolate e um pacote de M&Ms. Suponha que você tome o M&Ms. Segundo Mankiw, o custo das M&Ms é a barra de chocolate que você teve que renunciar para obter o M&Ms. Seu ganho com esta situação – o que os economistas chamam de “lucro econômico” – é, portanto, a diferença entre o valor que você ganha com a M&Ms (digamos, $ 0,75) e o valor que você perde em desistir da barra de chocolate (digamos, $ 0,40). Em outras palavras, o lucro econômico é de apenas $ 0,35. Embora você atribua o valor de $ 0,75 para o M&Ms, com a escolha da barra de chocolate o ganho é reduzido em $ 0,40. Daí o Princípio # 2: As escolhas são realmente ruins.

De fato, quanto mais escolhas você tem, em pior situação você está. O extremo de todas as situações seria se alguém vai até você e oferece a escolha entre dois pacotes idênticos de M&Ms. Já que escolher um pacote ($ 0,75) significa desistir do outro pacote ($ 0,75), o lucro econômico é exatamente zero! Assim, sendo oferecida uma escolha entre dois pacotes idênticos de M&Ms é equivalente a ser oferecido nada.

Uma pessoa leiga pode ser perdoada por pensar que uma escolha entre dois pacotes idênticos de M&Ms é equivalente a ser oferecido um único pacote de M&Ms. Mas os economistas pensam um pouco além:  sendo oferecido um pacote único de M&M significa efetivamente ter que escolher entre um pacote de M&Ms (cujo valor é de $ 0,75) e nada (valor $ 0). Escolhendo o M&Ms lhe dá um lucro de $ 0,75, que é 0,75 a mais do que seu lucro econômico quando você escolhe entre dois volumes idênticos de M&Ms.

Neste momente cabe reconhecer que: (1) pode haver leitores que não conseguiram captar as sutilezas acima em sua totalidade, e (2) tais leitores, podem estar começando a se perguntar se elas são, em uma palavra, estúpidos. Qualquer dúvida deve ser eliminada por Mankiw. [cara grosso, haha]

Princípio #3: Pessoas racionais pensam na margem.
Interpretação: próximo domingo!

Até!

Princípio #1: As pessoas enfrentam tradeoffs.

  1. Ainda sem comentários.
  1. 17 de Setembro de 2010 às 3:16 PM
  2. 25 de Outubro de 2009 às 2:19 AM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: