Início > Período 2º > Economics Stand-Up: Princípio #1

Economics Stand-Up: Princípio #1

11 de Outubro de 2009 Deixe um comentário Go to comments

Yoram Bauman é um economista com Ph.D pela Universidade de Washington porém é mais conhecido por suas apresentações de comédia estilo stand-up com ênfase no assunto de Economia. Uma das performances mais aclamadas é a que ele interpreta os famosos 10 princípios de economia de Gregory Mankiw. Hoje darei início a uma série semanal de 10 posts que, em cada um, irei traduzir uma destas interpretações feitas por Bauman, começando por:

Princípio #1: As pessoas enfrentam tradeoffs.
Interpretação: Escolhas são ruins.
por Yoram Bauman – tradução minieconomista.tk

A racionalidade atrás desta interpretação é óbvia. Por exemplo, imagine que alguém vêm a você e ofereça a escolha entre Snickers bar (doce) e um saquinho de M&Ms. Agora você possui um tradeoff, significando que você deve escolher um ou outro. E ter que escolher algo em troca da perda de outro é ruim: o Presidente Truman supostamente pediu para ter um economista-conselheiro com um braço só porque os com dois braços sempre falavam: “On the one hand…but on the other hand…” (tradução literal: em uma mão… mas em outra mão / tradução: por um lado… mas por outro lado…)

Pessoas que não receberam nenhuma educação econômica podem ficar tentadas a pensar que escolhas são boas. Não são. A (errada) idéia de que escolhas são boas talvez seja gerada por causa da (igualmente errada) idéia de que a falta de escolhas é ruim. Isto simplesmente não é verdade, como Mancur Olson diz em seu livro, The Logic of Collective Action: “Dizer que uma situação está perdida ou sem esperança é equivalente a dizer que a situação está perfeita, no sentido que para ambos casos, tentativas de melhoramento podem trazer nenhum resultado positivo.”

Daí a minha interpretação do primeiro princípio Mankiw da economia: escolhas são ruins. Este conceito pode ser um pouco difícil de entender – nunca ninguém disse que a economia era fácil – mas o leitor incomodado, sem dúvida, ganhará clareza do livro do Mankiw.

Princípio #2: O custo de alguma coisa é aquilo de que você desiste para obtê-la
Interpretação: próximo domingo!

ps: Amanhã sai o Nobel de Economia! :O

Categorias:Período 2º
  1. Ainda sem comentários.
  1. 14 de Novembro de 2009 às 9:54 PM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: