Início > Bombou!, Período 1º > Alô, Otan !

Alô, Otan !

Opa. Nesse fim de semana aconteceu mais uma cúpula da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na França. Berlusconi, primeiro-ministro italiano (foto) cometeu maaaais uma gafe em nível internacional: ele ficou falando ao celular enquanto Angela Markel, chanceler alemã e anfitriã do evento, o esperava no tapete vermelho. Após receber vários convidados e esperar por Berlusconi por alguns minutos, ela decidiu iniciar a convenção sem ele. Fontes italianas afirmaram que Berlusconi estava falando com membros da delegação turca, tentando resolver a dúvida da cúpula da decisão do próximo secretário-geral da Organização.

A Turquia protestava contra a indicação do premiê dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, para ser o futuro secretário-geral da Otan porque, em 2005, ele apoiou a liberdade de expressão do cartunista que fez sátiras à Maomé. A gafe de Berlusconi não adiantou de nada, a cúpula decidiu que Rasmussen será o próximo líder da OTAN.

…a OTAN  irá enviar mais 5 mil soldados […] para a guerra do Afeganistão, anunciou neste sábado, 4, o presidente americano, Barack Obama…

Fora a gafe de Berlusconi, esse acontecimento também foi marcante nesta reunião da Otan: mais 5 mil soldadinhos vão cair na porrada contra o Taleban, fora os 4 mil soldados estadunidenses que serão enviados, como declarado no último fim de semana.

“Os Estados Unidos não podem carregar o fardo da guerra sozinhos”, disse Obama.

Depois da mudança no setor político dos Estados Unidos, da presidência passar das mãos republicanas para as democráticas, e o sofrimento dos Estados Unidos no aspecto econômico, agora também estão pedindo arrego na área militar. Roma, Reino Unido, França, é a vez dos Estados Unidos deixar a hegemonia global ? Tem muito adolescente que usa camisa vermelha do Che Guevara comemorando por aí.

Os Estados Unidos não têm mais fôlego para sustentar todos os três aspectos: Obama deve decidir se vai priorizar a área econômica ou militar, que é o bom e velho dilema entre realistas e neoliberais. Não tem como ser os dois, Obama. Ou você é de direita ou de esquerda(dizer que é de centro é jogo político), ou é hetero ou homo(bi é modinha de jovenzinho), ou você é realista ou neoliberal, porra !

Fontes: O Estadão Internacional e Terra Mundo
Categorias:Bombou!, Período 1º
  1. Ivo Neto
    6 de Abril de 2009 às 2:11 PM

    Ah, o post pode até parecer chato, mas o engraçado vai ser a repercursão do ato de berlusconi, apesar que markel é muito calma. se fosse com sarkozy o negocio era outro : )

  2. Victor Albuquerque
    5 de Abril de 2009 às 10:36 PM

    auauhahuahu kla a boca

  3. albuquerqueroberta
    5 de Abril de 2009 às 7:57 PM

    post chato danado ¬_¬

  4. Ivo Neto
    5 de Abril de 2009 às 12:08 AM

    Oi, aqui é da Turquia.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: